Educação
Pós-graduação
Pós-Graduação em Psicopedagogia Escolar
Carga Horária: 420

A Pós-graduação em Psicopedagogia Escolar é um curso completo, desenvolvido para capacitar profissionais da educação para atuarem na prevenção e intervenção dos processos de ensino-aprendizagem em contextos escolares. Com uma abordagem teórico-prática, o curso oferece uma formação sólida em fundamentos da psicopedagogia, didática, avaliação, processos cognitivos e desenvolvimento humano.

Os conteúdos são organizados para proporcionar ao educador uma visão integrada das dificuldades e transtornos de aprendizagem, abordando estratégias eficazes de atuação psicopedagógica no ambiente escolar. Além disso, temas como supervisão e orientação escolar, teorias do desenvolvimento, abordagens pedagógicas e uso da tecnologia na educação a distância ampliam o repertório profissional do aluno.

Formato do curso:
Todo o conteúdo é disponibilizado exclusivamente em formato PDF, permitindo que o aluno estude de forma flexível, no seu ritmo e com autonomia.

1. Introdução à EAD - 40h
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
2. Avaliação Teoria e Prática - 40h
Estudo dos fundamentos pedagógicos da avaliação da aprendizagem e de seus estruturantes. Análise dos instrumentos e procedimentos da avaliação da aprendizagem, relacionando-os ao quotidiano das salas da Educação Básica. Reflexão crítica sobre a base teórico-metodológica do processo de avaliação da aprendizagem escolar, a partir do estudo e reflexão sobre os sujeitos, lugares e formas em que este processo se desenvolve.
3. Didática - 40h
Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais
4. Processos Cognitivos e Aprendizagem - 40h
Linguagem e cognição. Aspectos psicossociais e cognitivos. Atenção, percepção e memória. Processo escolar de ensino-aprendizagem. Abordagens comportamentalistas e cognitivistas. Teoria da aprendizagem Gestalt. Teoria da aprendizagem representativa, cognitiva e social. Processos, objetivos e domínios da aprendizagem.
5. Psicologia da Aprendizagem - 40h
Origem da psicologia moderna. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
6. Psicologia do Desenvolvimento - 40h
Origem da psicologia moderna. Escolas psicológicas. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Noções de neuropsicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
7. Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem - 60h
Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.
8. Supervisão e Orientação Escolar - 60h
O que significa Supervisão e Orientação Escolar? Qual a trajetória da Supervisão e Orientação Escolar no Brasil? Os Impactos e Dimensões Filosóficas, Políticas, Sociais e Pedagógicas da Supervisão e Orientação Escolar no contexto educacional. Desafios e Avanços na da Supervisão e Orientação Escolar no atual contexto da educação. Supervisão e Orientação escolar como agentes integradores e transformadores na escola. Atuação e perspectivas do Supervisor e Orientador Escolar. Práticas de Orientação Escolar na Infância e na Adolescência. Supervisão e Orientação Escolar no contexto do Projeto Político Pedagógico.
9. Psicopedagogia - 60h
Psicopedagogia; evolução conceitual e histórica; objeto da psicopedagogia; em que atua o psicopedagogo; Aspectos teórico e metodológicos da psicopedagogia; ética do psicopedagogo; prática psicopedagógica e suas modalidades.

Este curso não está disponível

Entre na fila de espera