Educação
Pós-graduação
Pós-Graduação em Neuroeducação
Carga Horária: 420

A Pós-graduação em Neuroeducação é um curso inovador que integra conhecimentos da neurociência, psicologia e pedagogia, capacitando profissionais da educação para compreender os processos cerebrais envolvidos na aprendizagem e aplicá-los em contextos escolares. Com uma abordagem interdisciplinar, o curso oferece uma formação sólida em desenvolvimento neuropsicomotor, psicomotricidade, educação inclusiva e tecnologias educacionais aplicadas ao ensino.

Os conteúdos são organizados para promover uma compreensão aprofundada das bases biológicas e cognitivas da aprendizagem, abordando temas como neuroeducação e ludicidade, transtornos e distúrbios da aprendizagem, práticas pedagógicas baseadas em evidências, cidadania digital e inovação tecnológica. A formação prepara o educador para atuar de forma crítica, criativa e inclusiva, com estratégias que favorecem o desenvolvimento integral do aluno.

Com uma estrutura teórico-prática, o curso também contempla a produção científica, incentivando o pensamento crítico, a pesquisa e a aplicação dos conhecimentos na realidade educacional.

Formato do curso:
Todo o conteúdo é disponibilizado exclusivamente em formato PDF, permitindo que o aluno estude de forma flexível, no seu ritmo e com autonomia.

1. Introdução à EAD - 40h
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
2. Pensamento Científico - 40h
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
3. Atuação Interdisciplinar e Neuroeducação - 60h
Processos interdisciplinares em educação, arte e história da cultura. Transversalidades temáticas e convergências conceituais. Produção de conhecimento interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, seus limites e suas possibilidades para estudos em humanidades. Identificação de epistemologias e metodologias de pesquisa avançada e consolidação do conhecimento contemporâneo.
4. Neuroeducação e Tecnologias Educacionais - 60h
Definição de tecnologias educacionais. Competências docentes na interface das tecnologias educacionais. Cidadania digital: a prática docente reflexiva. Surgimento da neuroeducação. Estilos de aprendizagem. Neuroeducação e as doenças e distúrbios da mente. Programa de neuroeducação para a felicidade.
5. Psicomotricidade - 40h
Fundamentação teórica sobre a história da psicomotricidade. Elementos de base da psicomotricidade, desenvolvimento e avaliação psicomotora. Teoria e prática da Educação. Reeducação, Clínica e Terapia psicomotoras. Influência da neurologia e da psicanálise na psicomotricidade e suas atuações grupais e individuais. Abordagens pluridimensionais da psicomotricidade na gerontomotricidade e na educação Especial. A afetividade na prática psicomotora.
6. Desenvolvimento Neuropsicomotor e da Aprendizagem - 40h
Estudo do desenvolvimento neuropsicomotor e suas relações com o aprendizado. Bases neurobiológicas do desenvolvimento motor e cognitivo. Marcos do desenvolvimento infantil. Influências ambientais, sociais e biológicas no desenvolvimento. Alterações neuropsicomotoras e seus impactos na aprendizagem. Avaliação e intervenções para promover o desenvolvimento e a aprendizagem. Integração entre saúde, educação e família no contexto do neurodesenvolvimento.
7. Neurociências e as Práticas Pedagógicas: jogos, brincadeiras e didática aplicadas a neuroeducação - 60h
Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem.
8. Educação Inclusiva - 40h
Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.
9. Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem - 40h
Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.

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