Educação
Pós-graduação
Pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem
Carga Horária: 420h

A Pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem foi desenvolvida para profissionais que desejam ir além das metodologias tradicionais, mergulhando nas complexidades do cérebro humano para otimizar o aprendizado e desenvolver estratégias pedagógicas inovadoras. Este curso de especialização oferece uma ponte sólida entre a neurociência de ponta e as práticas educacionais do dia a dia.

Ao longo do programa, você explorará desde os fundamentos das ciências neurológicas e cognitivas, passando pelo desenvolvimento neuropsicomotor e suas relações com a aprendizagem, até as mais avançadas metodologias ativas e a psicologia da aprendizagem. Abordaremos temas cruciais como educação inclusiva, docência no ensino superior, e a identificação e intervenção em transtornos e distúrbios de aprendizagem, equipando-o com um conhecimento multidisciplinar essencial para os desafios da educação contemporânea.

Este curso é ideal para educadores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais da área da saúde e educação que buscam aprofundar seus conhecimentos em neurociência para aplicar diretamente em suas práticas. É também perfeito para aqueles que almejam uma transição de carreira ou desejam aprimorar suas habilidades para impulsionar o desenvolvimento e o aprendizado em diversos contextos, seja em sala de aula, consultórios ou instituições de ensino.

Ciências Neurológicas e Neurociência Cognitiva - 60h
Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada das ciências neurológicas e das neurociências cognitivas, abordando os fundamentos do sistema nervoso, a classificação estrutural e funcional das células nervosas, o sistema sensorial e motor, as funções cognitivas superiores e os mecanismos de plasticidade cerebral.
Processos Cognitivos e Aprendizagem - 40h
Linguagem e cognição. Aspectos psicossociais e cognitivos. Atenção, percepção e memória. Processo escolar de ensino-aprendizagem. Abordagens comportamentalistas e cognitivistas. Teoria da aprendizagem Gestalt. Teoria da aprendizagem representativa, cognitiva e social. Processos, objetivos e domínios da aprendizagem.
Desenvolvimento Neuropsicomotor e da Aprendizagem - 60h
Estudo do desenvolvimento neuropsicomotor e suas relações com o aprendizado. Bases neurobiológicas do desenvolvimento motor e cognitivo. Marcos do desenvolvimento infantil. Influências ambientais, sociais e biológicas no desenvolvimento. Alterações neuropsicomotoras e seus impactos na aprendizagem. Avaliação e intervenções para promover o desenvolvimento e a aprendizagem. Integração entre saúde, educação e família no contexto do neurodesenvolvimento.
Psicologia da Aprendizagem - 40h
Origem da psicologia moderna. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
Neurociências e as Práticas Pedagógicas: jogos, brincadeiras e didática aplicadas a neuroeducação - 60h
Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem.
Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem - 40h
Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.
Metodologias Ativas - 40h
O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking,
Educação Inclusiva - 40h
Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.
Docência no Ensino Superior - 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

de 958,80 por

R$

287,04

à vista no pix ou boleto

Mais escolhido

de 958,80 por

12x
R$

29,90

Cartão de Crédito

sem juros