Inteligência artificial
Pós-graduação
Pós-graduação em Inteligência Artificial Aplicada a Negócios Imobiliários
420 horas

A Pós-graduação em Inteligência Artificial Aplicada a Negócios Imobiliários é um programa inovador, desenhado para capacitar profissionais a liderar a transformação digital no setor imobiliário. O curso integra profundamente os conceitos e técnicas de Inteligência Artificial com o conhecimento especializado do mercado, visando otimizar processos, impulsionar a tomada de decisões e gerar novas oportunidades de negócios. Os participantes serão habilitados a aplicar tecnologias emergentes para aumentar a eficiência, competitividade e lucratividade no dinâmico cenário imobiliário.

O currículo abrange os fundamentos da Inteligência Artificial, incluindo técnicas de machine learning, processamento de linguagem natural e engenharia de prompt, com foco na sua aplicação prática em análise preditiva, automação de processos, sistemas de recomendação e interfaces conversacionais para o setor imobiliário. Além disso, o curso explora temas cruciais do mercado, como avaliação imobiliária (urbana e rural), ética e direito imobiliário, inteligência de mercado e oportunidades de negócios, gestão de operações e práticas contratuais. Os alunos desenvolverão competências para a elaboração de laudos, análise de dados e a integração estratégica da IA para otimizar rotinas e tomar decisões mais assertivas.

Este programa é ideal para profissionais do setor imobiliário, como corretores, gestores, incorporadores, avaliadores e investidores, que buscam inovar e se diferenciar no mercado. Também é destinado a empreendedores, consultores e outros profissionais de áreas correlatas que desejam adquirir conhecimentos aprofundados sobre como a Inteligência Artificial pode ser estrategicamente aplicada para identificar tendências, otimizar processos e criar valor em negócios imobiliários.

Ética e Direito Imobiliário
Ética: construção e trajetória histórica . Genealogia ética . A ética e moral . A ética profissional . Propriedade e direitos reais . Dúvida registral e retificação do registro imobiliário . Ação de desapropriação . Ação reivindicatória . Incorporação, parcelamento de solo e investimentos imobiliários . Promessa de compra e venda . Distratos e resoluções de compromisso de compra e venda . Corretagem de imóveis . Condomínio . Cobranças e despesas condominiais . Vizinhança . Posse .
Inteligência de Mercado e Oportunidades de Negócios
Inteligência de mercado: conceito, elementos e técnicas de coleta e organização de dados. Ambiente de negócios, identificação de tendências e mudanças que podem gerar oportunidades. Segmentação de mercado e identificação do público-alvo, critérios e técnicas de pesquisa, ferramentas de análise. Segmentação de mercado e público alvo: análise da concorrência e a identificação de nichos de mercado, estratégias para aproveitar oportunidades em segmentos pouco explorados.
Mercado Imobiliário
Noções gerais do mercado imobiliário. Principais aspectos do mercado imobiliário. Contexto histórico do mercado imobiliário brasileiro. Evolução do mercado imobiliário no Brasil. Regulamentação legal do mercado imobiliário. Dos agentes envolvidos. Surgimento das imobiliárias no Brasil. Objetivos da incorporadora no mercado imobiliário. O papel do construtor. Sobre a importância da atividade do corretor. Dos contratos imobiliários. Princípios contratuais e requisitos necessários. Classificação dos contratos. Formalização de contratos imobiliários. Alguns contratos imobiliários na prática. Inovações do mercado imobiliário. Oportunidades no mercado imobiliário. O novo perfil do cliente e dos imóveis lançados. Marketing e vendas no mercado imobiliário. Desafios atuais do mercado imobiliário.
Avaliação Imobiliária
Perícias e avaliações: conceitos básicos e características principais. Perícias e Avaliações: ações judiciais. Divisão de propriedades. Imóveis Urbanos. Avaliação de imóveis urbanos: métodos e fatores de valor. Método comparativo de dados no mercado: estudo das variáveis, pesquisa de dados e vistorias. Nível de rigor da avaliação. Avaliação por comparação. Avaliação por custo de reposição. Homogeneização de dados. Estimava de Valor. Imóveis rurais. Avaliação de imóveis rurais: análise produtiva, capacidade do uso da terra, avaliação de plantações, avaliação de rebanhos e de florestas. Elaboração de Laudos.
Operações Imobiliárias
Conceito e origens de operação imobiliária. Tipos de operações imobiliárias. Personagens necessários às operações imobiliárias. Conselhos e entidades de classe. Conceito e história do corretor de imóveis. O mercado de trabalho em corretagem imobiliária. Comissão de corretagem imobiliária. Código de ética do corretor de imóveis. Análise mercadológica imobiliária. Ferramentas do marketing nas operações imobiliárias. Gestão das atividades de corretagem. Gestão de carreira na área imobiliária. Introdução aos contratos. Contratos imobiliários. Garantias contratuais. Contrato de corretagem.
Práticas em Negócios Imobiliários
Gerenciamento de Rotinas Imobiliárias. Elaboração de Contrato de Prestação de Serviço de Administração de Imóveis; Contrato de Locação de Imóvel Residencial; Contrato de Prestação de Serviço de Administração Condominial.
Inteligência Artificial e a Engenharia de Prompt para Negócios
A disciplina "Inteligência Artificial e a Engenharia de Prompt para Negócios" cobre os fundamentos da Inteligência Artificial (IA), com foco especial na engenharia de prompt e sua aplicação no mundo dos negócios. Os alunos aprenderão os conceitos básicos de IA, o desenvolvimento e a otimização de prompts para maximizar a eficácia da IA em tarefas específicas, estratégias para a integração de soluções de IA em processos de negócios, e a análise ética e responsável da tecnologia de IA. São abordados temas como machine learning, processamento de linguagem natural (PLN), geração de texto, análise de dados com IA, e a criação de interfaces conversacionais eficazes.
Inteligência Artificial Aplicada a Negócios Imobiliários
A disciplina de Inteligência Artificial Aplicada a Negócios Imobiliários abrange temas essenciais como conceitos fundamentais de IA, técnicas de machine learning, algoritmos de análise preditiva, e sua aplicação prática no mercado imobiliário. Os alunos serão introduzidos às tecnologias emergentes, como chatbots e assistentes virtuais, sistemas de recomendação, análise de dados de mercado, automação de processos de vendas e marketing, bem como a ética e regulamentação da IA. A ênfase será dada ao desenvolvimento de competências práticas para implementar e utilizar soluções de IA para otimizar operações, melhorar a experiência do cliente, e aumentar a eficiência e a lucratividade no setor imobiliário.
Docência no Ensino Superior
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

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