Gestão
Pós-graduação
Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios
360 horas

A Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios é um programa abrangente projetado para capacitar profissionais a desenvolver uma visão holística e estratégica do ambiente de negócios. O curso visa equipar os alunos com as ferramentas e conhecimentos essenciais para analisar mercados, formular estratégias eficazes e impulsionar o crescimento e a competitividade organizacional em cenários dinâmicos.

O currículo aprofunda-se em temas cruciais como análise de mercado, tendências e comportamentos, além da formulação de estratégia empresarial para alcançar vantagem competitiva. O programa aborda finanças corporativas, gestão de projetos, e gestão da inovação e competitividade, que são pilares para a sustentabilidade de negócios. Complementarmente, explora fundamentos da administração, gestão estratégica de pessoas, marketing de serviços e do varejo, e as implicações das tendências tecnológicas e do cenário econômico global.

Este curso é ideal para gestores, empreendedores, analistas, consultores e outros profissionais que buscam aprimorar suas competências de liderança e gestão, e desenvolver uma mentalidade estratégica. É destinado a quem deseja adquirir as habilidades necessárias para planejar, executar e controlar ações que resultem em melhor performance organizacional e alinhamento com os objetivos estratégicos, impulsionando suas carreiras no mercado atual.

Fundamentos da Administração
Tipos de gestores. Ambientes e culturas organizacionais. Ética e Responsabilidade Social. Planejamento e Tomada de decisão. Noções Básicas de Estratégia Empresarial. Inovação e Mudança. Administração Global. Criação de Organizações adaptáveis. Gerenciamento de Equipe. Gerenciamento de Comunicação. Controle. Gerenciamento da Informação. Gerenciamento das operações de Serviços e de produção.
Análise de Mercado: tendências, comportamentos e movimentos
Análise de mercado. A formação profissional e seus desafios. Planejamento de carreira. Empreendedorismo. Tendências tecnológicas e suas implicações. Redes sociais. Cidades inteligentes e internet das coisas. O cenário econômico e suas implicações. Habilidades sociais.
Gestão Estratégica de Pessoas
Este curso visa fornecer aos alunos uma compreensão abrangente da gestão estratégica de pessoas no ambiente empresarial dinâmico de hoje. Os alunos irão explorar os desafios e oportunidades enfrentados pelos profissionais de gestão de pessoas e desenvolver as competências necessárias para alinhar as práticas de pessoas com os objetivos organizacionais.
Finanças Corporativas
Introdução à administração financeira. Fundamentos do valor do dinheiro no tempo. Avaliação de títulos de renda fixa. Avaliação de ações. Risco e retorno. Custo de capital. Alavancagem e estrutura de capital. Orçamento de capital. Administração do capital de giro.
Marketing de Serviços e do Varejo
Conceitos gerais de marketing de varejo e serviços. Relações e diferenças de entre marketing de varejo e serviços. Demandas de mercado. Estratégias de marketing de varejo e serviços. Composto de marketing de serviços. Pesquisa de mercado. Plano de ação de marketing na organização. Marketing de serviços e o atendimento ao consumidor. Fatores de tomada de decisões de marketing de varejo e atacado. Marketing de varejo. Tendências em gestão de marketing de varejo. Estratégias de marketing no setor de varejo e atacado. Pesquisa e elaboração do mix de loja. Layout de loja e vitrines. Posicionamento de gôndolas. Técnicas de merchandising. Ferramentas para a tomada de decisão. Varejo tradicional e sua adequação à nova economia (e-commerce). Gestão de canais de venda. Tendências do varejo e do atacado.
Estratégia Empresarial
A disciplina tem como objetivo capacitar o aluno a analisar o ambiente competitivo, formular estratégias empresariais eficazes e desenvolver planos de ação para alcançar vantagem competitiva em mercados dinâmicos. O curso aborda desde os fundamentos da estratégia até as ferramentas e modelos contemporâneos, com foco na aplicação prática dos conceitos.
Gestão de Projetos
Metodologia de gestão de projetos. Ciclo de vida da gestão de projetos. Planejamento e organização do trabalho do projeto. Ferramentas de planejamento e acompanhamento de projetos. Planejamento de recursos humanos e montagem da equipe. Gerenciamento da equipe. Processos de gerenciamento de projetos.
Gestão da Inovação e Competitividade
A inovação nas organizações empresariais: elementos básicos para a empresa tornar-se inovadora. Tecnologia e inovação tecnológica. Invenção e inovação. Processo de inovação. A melhoria gradual e a melhoria radical. Fontes de inovação. Princípios de inovação. A inovação como fator de competitividade. Inovação do conceito de negócio. Modelos de gestão da inovação.
Docência no Ensino Superior
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

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