Educação
Pós-graduação
Pós-graduação em Ensino de Ciências
Carga Horária: 420h

A Pós-graduação em Ensino de Ciências é um curso focado na formação e aprimoramento de educadores que desejam se destacar na área. O programa oferece uma abordagem sólida e prática, combinando os fundamentos teóricos da pedagogia com as mais recentes tendências em educação, como a neuroeducação e o uso de tecnologias educacionais. O objetivo principal é capacitar o profissional para aplicar metodologias inovadoras e reflexivas, promovendo uma aprendizagem significativa e de qualidade em um cenário educacional em constante evolução.

Ao longo do curso, você explorará uma ementa diversificada, que inclui desde a avaliação teórica e prática da aprendizagem até a didática aplicada, abrangendo as novas modalidades de ensino, como a Educação a Distância (EaD). Serão abordados temas como neurociências aplicadas à educação, metodologia do ensino de ciências e da linguagem, além de uma imersão no pensamento científico e na pesquisa. Essa estrutura modular permite uma compreensão completa do processo educacional, preparando o aluno para os desafios atuais do ensino.

Este curso é ideal para profissionais da educação, como professores, pedagogos, coordenadores e gestores, que buscam uma especialização para impulsionar suas carreiras. É também uma excelente opção para quem está em transição de carreira ou deseja se aprofundar nos conceitos e práticas do ensino de ciências. A modalidade 100% online e a metodologia flexível garantem que o curso se adapte à sua rotina, permitindo que você estude no seu próprio ritmo e com a qualidade necessária para se tornar um especialista em ensino.

1. Introdução à EAD - 40h
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
2. Pensamento Científico - 40h
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
3. Fundamentos da Educação - 40h
O papel da Pedagogia e o papel do Pedagogo. O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como ponto de partida e de chegada dos estudos e da reflexão dos cientistas. A contribuição das ciências para a explicação e compreensão da educação. Análise da pedagogia, concepções e tendências.
4. Didática - 60h
Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais
5. Metodologia do Ensino da Linguagem - 60h
Linguagem audiovisual, interatividade e educação. Uso de multimodos como desencadeadores de situações de aprendizagem. Tecnologia e cognição.
6. Metodologia do Ensino de Ciências - 60h
A sala de aula como espaço de produção de conhecimentos sobre a natureza e a ciência. Contextualização e tipologia do trabalho de campo como estratégia de ensino de ciências: o planejamento, preparação e desenvolvimento do trabalho. Utilização de diferentes fontes de informação como estratégia e como conteúdo do ensino das ciências naturais na educação infantil.
7. Avaliação Teoria e Prática - 40h
Estudo dos fundamentos pedagógicos da avaliação da aprendizagem e de seus estruturantes. Análise dos instrumentos e procedimentos da avaliação da aprendizagem, relacionando-os ao quotidiano das salas da Educação Básica. Reflexão crítica sobre a base teórico-metodológica do processo de avaliação da aprendizagem escolar, a partir do estudo e reflexão sobre os sujeitos, lugares e formas em que este processo se desenvolve.
8. Neuroeducação e Tecnologias Educacionais - 40h
Definição de tecnologias educacionais. Competências docentes na interface das tecnologias educacionais. Cidadania digital: a prática docente reflexiva. Surgimento da neuroeducação. Estilos de aprendizagem. Neuroeducação e as doenças e distúrbios da mente. Programa de neuroeducação para a felicidade.
9. Educação à Distância e Novas Modalidades de Ensino - 40h
Modalidade de Educação a Distância: regulamentações. História da Educação a Distância no mundo e no Brasil e suas especificidades. Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem. A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

de 958,80 por

R$

287,04

à vista no pix ou boleto

Mais escolhido

de 958,80 por

12x
R$

29,90

Cartão de Crédito

sem juros