Educação
Pós-graduação
Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos
Carga Horária: 420

A Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos é um curso completo voltado à formação de educadores capazes de atuar com sensibilidade, competência e inovação nos processos educativos voltados ao público jovem e adulto. Com uma abordagem crítica, histórica e humanizadora, o curso oferece fundamentos teóricos e práticos para a construção de práticas pedagógicas inclusivas e transformadoras na EJA.

A matriz curricular contempla temas como educação popular, andragogia, didática, políticas públicas, pensamento científico, tecnologias educacionais e fundamentos da EJA. O curso também discute o papel do educador frente aos desafios sociais e culturais, promovendo uma formação voltada à valorização dos saberes populares, à inclusão social e ao exercício da cidadania.

Além de preparar o educador para atuar nos diferentes níveis de ensino da EJA, a especialização proporciona o domínio de metodologias específicas, o uso de tecnologias na mediação do conhecimento e a compreensão das particularidades do processo de aprendizagem de jovens e adultos em contextos escolares e comunitários.

Formato do curso:
Todo o conteúdo é disponibilizado exclusivamente em formato PDF, permitindo que o aluno estude de forma flexível, no seu ritmo e com autonomia.

1. Introdução à EAD - 40h
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
2. Pensamento Científico - 40h
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
3. Fundamentos da Educação - 40h
O papel da Pedagogia e o papel do Pedagogo. O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como ponto de partida e de chegada dos estudos e da reflexão dos cientistas. A contribuição das ciências para a explicação e compreensão da educação. Análise da pedagogia, concepções e tendências.
4. Didática - 40h
Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais
5. Educação Popular - 60h
A contextualização dos conceitos de educação, classe e popular. Ampliação do campo conceitual de educação popular no Brasil, compreendendo historicamente algumas práticas dessa modalidade. A reflexão crítica sobre o papel que a educação pode ter junto aos setores populares. A importância da organização coletiva nos movimentos sociais. O papel ampliado da educação como prática social de manutenção e/ou transformação do “status quo”. O saber que surge e circula, saberes de um povo.
6. Organização e Legislação em Educação - 40h
LDB. Princípios e fins da educação nacional. Sistema escolar brasileiro. PNE. Objetivos, duração e organização da educação infantil. O ensino fundamental de 9 anos. O ensino médio. A educação especial. A evolução do currículo na educação. Os parâmetros curriculares nacionais. A formação dos profissionais de educação. Os recursos financeiros para a escola. A resolução 001/2012 e os direitos humanos na educação. Educação em direitos humanos A importância da educação em direitos humanos para a cidadania O marco legal das relações étnico-raciais na educação
7. Andragogia e Educação Profissional - 40h
Andragogia ciência que media e orienta o adulto a aprender. Trata-se de um conjunto de aprendizagem de adultos em todos os aspectos de um contexto escolar. Tratar da importância da admissão da andragogia na formação docente, como forma de atender a representação e expectativa do público discente adulto.
8. Educação de Jovens e Adultos - 60h
Pensamento político pedagógico ao longo da história. Prática docente na EJA. Interdisciplinaridade e interculturalidade na EJA. Letramento digital na EJA. Métodos de ensino na EJA. PROEJA. Programa EJATEC.
9. Educação e Tecnologias - 60h
As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.

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