Meio Ambiente
Pós-graduação
Pós-graduação em Ciências Ambientais
380 horas

A Pós-graduação em Ciências Ambientais é um programa abrangente projetado para capacitar profissionais na análise crítica e proposição de soluções inovadoras para os complexos desafios ambientais contemporâneos. O curso integra conhecimentos de diversas áreas, desde a ecologia fundamental e o direito ambiental até tecnologias avançadas de gestão e monitoramento, visando formar especialistas aptos a promover o desenvolvimento sustentável e a mitigar impactos socioambientais em diferentes contextos.

O currículo aprofunda-se em temas como Cartografia e Geoprocessamento, explorando o uso de SIG e Sensoriamento Remoto para análise e planejamento espacial. Aborda o Direito Ambiental, políticas públicas e instrumentos de Gestão Ambiental, incluindo licenciamento e avaliação de impactos. Há um foco significativo no Monitoramento e Controle da Poluição (água, ar e solo), Saneamento Básico e Gestão de Resíduos Sólidos. Fundamentos de Ecologia e Limnologia, Qualidade do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas complementam a base científica, enquanto a disciplina de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade integra a perspectiva econômica e social, preparando o aluno para uma atuação estratégica e consciente.

Este curso é destinado a profissionais de diversas formações que buscam especialização na área ambiental, incluindo engenheiros (ambientais, sanitários, agrônomos, florestais), biólogos, geógrafos, advogados, gestores públicos e privados, consultores e educadores. É ideal para aqueles que desejam aprimorar suas competências para atuar em órgãos ambientais, empresas de consultoria, indústrias, organizações não governamentais ou instituições de ensino, contribuindo para a resolução de problemas ambientais e a promoção da sustentabilidade.

Gestão Ambiental
Licenciamento ambiental como instrumento da Política Ambiental. Licença e autorização. Competência para licenciar. Atividades a serem licenciadas. As etapas do licenciamento ambiental.
Direito Ambiental
Conceitos e princípios básicos do direito ambiental. Relação entre ecologia e meio ambiente. Crise ambiental. Tipos de poluição. Crimes e infrações ambientais. Responsabilidade civil ambiental. Recursos hídricos. Direito ambiental internacional. Direito ambiental no Brasil. Política Nacional do meio ambiente. Tratados e convenções sobre direito ambiental. O meio ambiente e a Constituição Federal. Meio ambiente e normas infralegais. Educação Ambiental. Sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável. Meio ambiente e avanços tecnológicos.
Ecologia e Limnologia
Ecologia. Ecossistema. Ecologia e limnologia. Ciclos biogeoquímicos. Propriedades da água. Química aquática. Ambientes lóticos e lênticos. Impactos antrópicos. Tratamento de efluentes.
Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade
A evolução da consciência ambiental. Novos padrões ambientais. Economia ambiental e aspectos regionais do meio ambiente no Brasil. Valoração ambiental e instrumentos econômicos para a gestão ambiental. Tomada de decisão ambiental na perspectiva pública. Sistema de gestão ambiental. Fundamentos de ecologia: princípios e conceitos. O meio ambiente como campo de conflitos sociais na defesa dos interesses difusos; as questões ambientais globais e acordos internacionais. O desenvolvimento sustentável: concepções e conceitos.
Monitoramento e Controle da Poluição Ambiental
Introdução ao monitoramento ambiental. Caracterização do ambiente. Tipos de poluição ambiental. Técnicas e equipamentos de monitoramento ambiental. Monitoramento das águas superficiais e subterrâneas. Fontes de poluição da água e seus impactos. Técnicas de amostragem para as águas superficiais. Controle de qualidade e monitoramento biológico da água. Monitoramento e controle da qualidade do ar. Estrutura e composição da atmosfera. Fontes de poluição do ar e seus impactos. Qualidade do ar e padrões de emissão. Monitoramento do solo. Características do solo. Parâmetros a serem analisados para solos contaminados. Medidas de controle da poluição do solo.
Saneamento Básico e Controle de Resíduos
Saneamento Ambiental. Poluição. Normas de Saneamento Básico. Processos de Tratamento de Água e Esgoto Sanitário. Saúde Pública. Origem e produção de lixo. Classificação, composição e caracterização dos resíduos sólidos. Limpeza pública: manejo de resíduos, planejamento e legislação. Coleta seletiva e reciclagem. Processos de tratamento e/ou destinação final. Seleção de áreas. Resíduos de construção e demolição, de indústrias, e de serviços de saúde.
Qualidade do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas
Conceituação e caracterização do solo. As propriedades do solo. Formação do solo. Classificação do solo. Qualidade do solo: conceitos e indicadores de qualidade. Fertilidade do solo e uso de fertilizantes. Solo e água: funções ecológicas e irrigação. Solos brasileiros. Degradação do solo. Recuperação de áreas degradadas. Manejo sustentável do solo. Indicadores ambientais no solo. Impactos ambientais das atividades urbanas e agrícolas sobre o solo. Clima e produção agrícola. Sistemas de preparo do solo na produção agrícola. Crescimento populacional, produtividade e ocupação do solo.
Cartografia e Geoprocessamento
Fundamentos e Conceitos sobre Geoprocessamento. Teoria e técnicas de Sistemas de Informações Geográficas. Coleta de Dados: Mapeamento por computador. Georreferenciamento de Dados. Estrutura de Dados num SIG. Análise Espacial num Ambiente SIG. Consulta a Banco de Dados. Noções de Sensoriamento Remoto e Integração com o SIG. Produção Cartográfica. Sistemas e técnicas de entrada, arquivamento e saída de dados georreferenciados (mapas, fotos, imagens digitais). Aplicações. A Ciência da Informação Geográfica. Análise Espacial dos Dados Geográficos; Registro de Imagem.
Docência no Ensino Superior
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

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