Inteligência artificial
Pós-graduação
Pós-graduação em Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing Digital
420 horas

A Pós-graduação em Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing Digital capacita profissionais para liderar a transformação digital no marketing, integrando as mais avançadas tecnologias de inteligência artificial em suas estratégias e operações. O curso visa desenvolver expertise na otimização de campanhas, personalização da experiência do cliente e tomada de decisões estratégicas, utilizando dados e ferramentas de IA para impulsionar o crescimento e a inovação no ambiente digital.

O programa aprofunda-se em temas cruciais como Análise de Dados para Decisões Estratégicas, explorando estatística, machine learning e big data. Aborda a Inteligência Artificial e a Engenharia de Prompt para Negócios, focando em PLN e interfaces conversacionais, bem como o Marketing e Propaganda Digital, Redes Sociais Digitais e as Estratégias de Growth Marketing. Além disso, o curso explora a Comunicação Integrada de Marketing, as Métricas de Marketing para avaliação de desempenho e a aplicação ética da IA na personalização, segmentação de público e automação de processos.

Este curso é ideal para profissionais de marketing, gestores, analistas de dados, comunicadores e empreendedores que buscam dominar as ferramentas e estratégias de Inteligência Artificial para impulsionar resultados no ambiente digital. É destinado àqueles que desejam aprimorar suas habilidades em análise preditiva, otimização de campanhas, personalização da experiência do consumidor e liderança em projetos de inovação no marketing digital, alinhando tecnologia e estratégia para alcançar resultados superiores.

Marketing e Propaganda Digital
Os 4 P’s do marketing tradicional. Os 4 P’s adicionais do marketing digital. Personas e processos: a experiência do usuário. Posicionamento e performance da marca. As tribos do Facebook e Instagram: como atingi-los? Redes sociais profissionais e o LinkedIn. Como explorar o Youtube e seus youtubers. Podcasts e novas mídias sociais. Compra de cliques no Google AdWords. Campanhas de AdWords nas mídias sociais. Campanhas de AdWords no Youtube. SEO para ganhar cliques de graça. Ferramentas de Inbound marketing. Conversões com e-mail marketing. Análise de conversões. Chat bot e inteligência artificial para captação.
Comunicação Integrada de Marketing
Comunicação integrada ao marketing: conceitos, fundamentos , estratégias . Elementos que compõem o CIM, técnicas de planejamento, métricas e indicadores. Publicidade na CIM, campanhas publicitárias, mídias disponíveis, estratégias de promoção de vendas, merchandising. Relações públicas na CIM, gestão da imagem corporativa, eventos e patrocínios, marketing direto e database marketing, relacionamento com o cliente (CRM). Marketing digital na CIM, estratégias online, mecanismos de busca, SEO) e marketing de conteúdo, plataformas e canais de comunicação com os consumidores, resultados das estratégias de marketing digital.
Redes Sociais Digitais
Interatividade e colaboração no ciberespaço. Redes sociais digitais: definição e história. Tipos e finalidade das redes sociais digitais. As formas de atuação nas redes sociais. Redes sociais como ferramenta de negócios. Publicidade e redes sociais digitais. A importância da gestão de dados. CRM e o marketing direto. Redes sociais digitais e a geração de conteúdo. Digital persona: o que é e para que serve. Métricas digitais em redes sociais. Como incrementar os indicadores de engajamento. Monitoramento estratégico e o papel do social listening. Formas de monitoramento das redes sociais. Crise e comunicação em rede. Prevenção e gestão de crise.
Métricas de Marketing
Conceito de Métrica. Razões para utilizar. Oportunidade e desempenho. Participações em corações, mentes e mercados. Margens e lucros. Gerenciamento de produtos e de portfólio. Rentabilidade do cliente. Gerenciamento da equipe e do canal de vendas. Estratégias de preços. Promoção. Métricas da mídia. Marketing e finanças. O raio-x das métricas de marketing.
Análise de Dados para Decisões Estratégicas
Esta disciplina aborda conceitos e técnicas fundamentais de análise de dados que são essenciais para o processo de tomada de decisões estratégicas em ambientes empresariais. Os temas incluem estatística descritiva, probabilidade, inferência estatística, visualização de dados, big data, análise preditiva, machine learning e análise de dados para otimização de processos. Serão discutidos casos práticos para ilustrar como os dados podem ser transformados em insights estratégicos que impulsionam as decisões de negócios.
Estratégias de Growth Marketing
A disciplina aborda estratégias avançadas de marketing focadas em crescimento acelerado e sustentável de negócios. Engloba o estudo de modelos analíticos para entendimento de mercado, técnicas de aquisição e retenção de clientes, otimização de conversões, desenvolvimento de campanhas criativas e mensuração de desempenho. O componente curricular integra teorias modernas de marketing, aplicação prática de ferramentas digitais e análise de dados para tomada de decisão.
Inteligência Artificial e a Engenharia de Prompt para Negócios
A disciplina "Inteligência Artificial e a Engenharia de Prompt para Negócios" cobre os fundamentos da Inteligência Artificial (IA), com foco especial na engenharia de prompt e sua aplicação no mundo dos negócios. Os alunos aprenderão os conceitos básicos de IA, o desenvolvimento e a otimização de prompts para maximizar a eficácia da IA em tarefas específicas, estratégias para a integração de soluções de IA em processos de negócios, e a análise ética e responsável da tecnologia de IA. São abordados temas como machine learning, processamento de linguagem natural (PLN), geração de texto, análise de dados com IA, e a criação de interfaces conversacionais eficazes.
Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing Digital
A disciplina "Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing Digital" aborda a integração de tecnologias avançadas de inteligência artificial (IA) nas estratégias e operações de marketing digital. Este curso explora os conceitos fundamentais e as principais ferramentas de IA voltadas para a análise preditiva, segmentação de público, personalização de conteúdos, e automação de processos de marketing. Os alunos irão compreender como algoritmos, machine learning, e big data podem influenciar decisões e otimizar campanhas em tempo real. Além disso, serão introduzidas as técnicas de análise de dados e medição de performance em IA permitindo que o aluno tome decisões embasadas para maximizar o impacto das campanhas e a interação com o cliente. Ao final do curso, os estudantes estarão aptos a avaliar, implementar e ajustar tecnologias de IA de modo estratégico e ético para alcançar resultados superiores no marketing digital.
Docência no Ensino Superior
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

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