Tecnologia
Pós-graduação
Pós-graduação em Inteligência de Mercado e Análise de Dados Estratégicos
420 horas

A Pós-graduação em Inteligência de Mercado e Análise de Dados Estratégicos é um curso que integra as mais avançadas práticas de compreensão do mercado com as poderosas ferramentas de análise de dados. Seu objetivo central é capacitar profissionais a transformar grandes volumes de informações em insights estratégicos e acionáveis, fundamentais para a tomada de decisões eficazes e para a obtenção de vantagem competitiva em um cenário de negócios cada vez mais orientado por dados.

O programa aprofunda-se em disciplinas cruciais, iniciando com a Administração Mercadológica e o Comportamento do Consumidor, abordando desde estratégias de produto e marca até marketing digital e suas tendências. Detalha a Análise de Dados para Decisões Estratégicas, cobrindo estatística descritiva e inferencial, visualização, big data, análise preditiva e machine learning. O curso explora também a Análise e Pesquisa de Mercado, Big Data e Ciência de Dados, Business Intelligence, e a aplicação da Ciência de Dados diretamente na Gestão de Marketing, para transformar dados brutos em inteligência estratégica e insights acionáveis.

Este curso é ideal para gestores, analistas de dados, profissionais de marketing, empreendedores e demais líderes que buscam aprimorar suas competências em inteligência de mercado e que desejam dominar as ferramentas e metodologias para transformar dados em estratégias de negócios vencedoras. Destina-se a quem almeja conduzir decisões baseadas em evidências, otimizar performance e garantir um diferencial competitivo no mercado.

Administração Mercadológica
Administração mercadológica: conceitos e importância. Comportamento do consumidor. Análise de mercado. Métodos de coleta e análise de dados. Comportamento do consumidor. Ambiente de marketing. Estratégias de produto e marca. Desenvolvimento e gestão de produtos. Branding e posicionamento de marca. Ciclo de vida do produto. Estratégias de embalagem e design. Preço, distribuição e promoção. Estratégias de precificação. Canais de distribuição. Estratégias de vendas e varejo. Comunicação e promoção de marketing. Marketing digital e tendências futuras. Fundamentos de marketing digital. Mídias sociais e marketing de influência. Marketing de conteúdo e SEO. Tendências emergentes em marketing.
Comportamento do Consumidor
Fundamentos do comportamento do consumidor. Processo de decisão de compra. Influências internas e externas no comportamento do consumidor. Comportamento do consumidor e marketing. Segmentação de mercado e comportamento do consumidor. Pesquisa de comportamento do consumidor. Comportamento do consumidor em ambientes digitais. Estratégias de marketing baseadas no comportamento do consumidor. Fatores psicológicos e sociológicos. Psicologia do consumidor. Sociologia do consumidor. Comportamento do consumidor e sustentabilidade. Comportamento do consumidor e ética. Tendências e inovações no comportamento do consumidor. Novas tecnologias e o comportamento do consumidor. Personalização e comportamento do consumidor. Consumidor em mercados emergentes. Futuro do comportamento do consumidor.
Análise de Mercado: tendências, comportamentos e movimentos
Análise de mercado. A formação profissional e seus desafios. Planejamento de carreira. Empreendedorismo. Tendências tecnológicas e suas implicações. Redes sociais. Cidades inteligentes e internet das coisas. O cenário econômico e suas implicações. Habilidades sociais.
Análise e Pesquisa de Mercado
Objetivos da pesquisa de mercado. Tipos, características e usos da pesquisa de mercado. O processo da pesquisa. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. Estatística aplicada à pesquisa de mercado. Pesquisa de mercado e estratégias de comunicação.
Big Data e Ciência de Dados
História e evolução do Big Data. Aplicabilidade das tecnologias de Big Data. Técnicas de visualização de dados. Onde aplicar Big Data. Conceitos e escopos da ciência de dados. Princípios e diferenças entre ciência de dados e big data. O papel e a importância do cientista de dados. Aplicações da ciência de dados. Processamento de grandes volumes de dados. Inteligência de negócio para Big Data. Bancos de dados para Big Data. Recuperação de informações. Técnicas de aprendizado de máquina. Gerência de dados e computação na nuvem. Bioinformática. Inovação tecnológica e novas tendências.
Business Intelligence
Introdução aos conceitos e aplicações de tecnologias Business Intelligence (BI): visão empresarial, ferramentas computacionais e relação com sistemas de gestão como Data Warehouse e Data Mining.
Ciência de Dados Aplicada à Gestão de Marketing
A disciplina aborda os princípios e as técnicas da ciência de dados aplicados à gestão de marketing. Os alunos aprenderão sobre os conceitos fundamentais de ciência de dados e sua aplicação em marketing; a análise exploratória de dados para identificação de tendências e insights de mercado; a modelagem estatística e preditiva para apoio à tomada de decisão em marketing; a utilização de ferramentas e técnicas de visualização de dados para comunicação eficaz de resultado.
Análise de Dados para Decisões Estratégicas
Esta disciplina aborda conceitos e técnicas fundamentais de análise de dados que são essenciais para o processo de tomada de decisões estratégicas em ambientes empresariais. Os temas incluem estatística descritiva, probabilidade, inferência estatística, visualização de dados, big data, análise preditiva, machine learning e análise de dados para otimização de processos. Serão discutidos casos práticos para ilustrar como os dados podem ser transformados em insights estratégicos que impulsionam as decisões de negócios.
Docência no Ensino Superior
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

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