Educação
Pós-graduação
Pós-graduação em Direito Educacional
Carga Horária: 420

A Pós-graduação em Direito Educacional é uma formação essencial para profissionais da educação, gestores e demais interessados que desejam compreender os aspectos legais que regulam a prática pedagógica e a organização das instituições de ensino no Brasil. O curso oferece uma visão crítica e aprofundada da legislação educacional e dos direitos humanos aplicados ao ambiente escolar.

Ao longo do curso, o aluno estuda temas como educação em direitos humanos, ética e cidadania, fundamentos da educação, legislação e políticas públicas, além de noções de direito constitucional, civil e tributário. Também são exploradas as diretrizes legais da educação brasileira, a organização dos sistemas de ensino e a prática da comunicação escrita e científica no contexto educacional. Trata-se de uma formação que alia saber pedagógico à compreensão jurídica da educação.

O curso é indicado para professores, pedagogos, coordenadores, gestores escolares, advogados e demais profissionais que atuam ou desejam atuar com legislação educacional, direitos educacionais, inclusão, equidade e políticas públicas. É uma escolha estratégica para quem busca atuar de forma segura, ética e legal nas instituições educacionais e nos órgãos que regulam ou fiscalizam o ensino.

Introdução à EAD - 40h
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
Pensamento Científico - 40h
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
Português Instrumental - 40h
A importância da comunicação escrita na organização. E-mails profissionais. Abreviações e Pronomes de tratamento. Como redigir ofícios, circulares e memorandos. Regras gerais para comunicações corporativas e oficiais. Documentos técnicos e científicos.
Noções de Direito - 40h
Noções de Direito. Teoria geral do estado. Noções de Direito constitucional. A constituição: organização do estado e dos poderes. Administração pública: Conceitos e princípios constitucionais. Direitos e garantias fundamentais. Noções de Direito Civil. Noções de Direito tributário. Direitos sociais na constituição federal.
Fundamentos da Educação - 40h
O papel da Pedagogia e o papel do Pedagogo. O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como ponto de partida e de chegada dos estudos e da reflexão dos cientistas. A contribuição das ciências para a explicação e compreensão da educação. Análise da pedagogia, concepções e tendências.
Educação em Direitos Humanos - 60h
Tratados internacionais de direitos humanos. Regulamentação dos direitos humanos na legislação brasileira. Diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. Direitos humanos no ambiente educacional. Educação em direitos humanos na educação não escolar. Desafios e tendências da educação em direitos humanos.
Organização e Legislação em Educação - 60h
LDB. Princípios e fins da educação nacional. Sistema escolar brasileiro. PNE. Objetivos, duração e organização da educação infantil. O ensino fundamental de 9 anos. O ensino médio. A educação especial. A evolução do currículo na educação. Os parâmetros curriculares nacionais. A formação dos profissionais de educação. Os recursos financeiros para a escola. A resolução 001/2012 e os direitos humanos na educação. Educação em direitos humanos A importância da educação em direitos humanos para a cidadania O marco legal das relações étnico-raciais na educação.
Políticas Públicas e Educação - 60h
Natureza política da educação. Relações entre realidade educacional, Estado, ideologia, legislação e políticas públicas. Concepções de estado: liberal, intervencionista e neoliberal. Políticas educacionais configuradas no Estado brasileiro em seu desdobramento histórico- social. Cidadania global, consumo e política educacional. Processo nacional de elaboração de políticas públicas no bojo da mundialização da política e internacionalização da economia. Mudanças das relações entre Educação e Estado: políticas públicas para os diferentes níveis de ensino.
Ética e Cidadania - 40h
Conceituação de ética e de cidadania em seus diferentes aspectos. Implicações culturais associadas à cidadania e ética. Diferenciação entre ética e moral. Exigências individuais e sociais da cidadania. Panorama nacional e regional da realidade sobre a questão dos direitos humanos. Análise dos principais problemas relacionados à ética, cidadania e direitos humanos no campo social, político, econômico e cultural. O respeito à diferença, à questão de raça e etnia. Ética, direitos humanos e violência. Ética, política e cidadania. Dilemas do mundo político contemporâneo. Ética e sociedade globalizada. Ética e cidadania na sociedade tecnológica. Ética, cidadania e trabalho: problemas atuais da profissão (aspectos éticos, de mercado e futuro da profissão). Código de ética do profissional da área.

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