Educação
Pós-graduação
Pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Escolar
Carga Horária: 420

A Pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Escolar prepara profissionais para atuarem com excelência na gestão pedagógica de instituições de ensino, integrando teoria, prática e legislação educacional. O curso é estruturado para desenvolver competências de liderança, organização e avaliação, essenciais para transformar a realidade educacional e promover uma aprendizagem significativa.

Durante a formação, o aluno terá acesso a conteúdos como avaliação da aprendizagem, elaboração e gestão de currículos e projetos pedagógicos, docência no ensino superior, educação inclusiva, políticas públicas e legislação educacional, psicologia da educação, além de aprofundar conhecimentos sobre tecnologias educacionais e gestão democrática da escola. As disciplinas dialogam com os desafios contemporâneos e com os princípios de equidade, inovação e qualidade no ensino.

Este curso é ideal para professores, coordenadores pedagógicos, supervisores escolares e gestores educacionais que desejam se qualificar para cargos de liderança ou aprimorar sua atuação na área da coordenação escolar. Também atende profissionais em transição de carreira que buscam novas oportunidades na área educacional.

Gestão Educacional - 60h
A gestão democrática da Educação: os Sistemas de Ensino e os mecanismos de gestão - a descentralização. Os fundamentos teóricos e as experiências práticas da gestão escolar. A política educacional no contexto da sociedade brasileira. A sociedade contemporânea e os movimentos de reforma e mudanças da escola. Gestão democrática do ensino público. A organização democrática da escola pública: bases legais e os desafios. A gestão da escola como processo coletivo. A gestão escolar democrática e o projeto político pedagógico na perspectiva de uma educação para a cidadania. A gestão da escola básica e o princípio da autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Os desafios da escola e a formação do educador. A gestão e o desenvolvimento profissional na escola. A escola que temos, a escola que queremos.
Supervisão e Orientação Escolar - 60h
O que significa Supervisão e Orientação Escolar? Qual a trajetória da Supervisão e Orientação Escolar no Brasil? Os Impactos e Dimensões Filosóficas, Políticas, Sociais e Pedagógicas da Supervisão e Orientação Escolar no contexto educacional. Desafios e Avanços na da Supervisão e Orientação Escolar no atual contexto da educação. Supervisão e Orientação escolar como agentes integradores e transformadores na escola. Atuação e perspectivas do Supervisor e Orientador Escolar. Práticas de Orientação Escolar na Infância e na Adolescência. Supervisão e Orientação Escolar no contexto do Projeto Político Pedagógico.
Políticas Públicas e Legislação Educacional - 40h
A disciplina abordará temas centrais relacionados às políticas públicas e à legislação educacional. Serão explorados conceitos fundamentais de políticas públicas no contexto da educação, estruturas legais que regem os sistemas educacionais, o papel das políticas educacionais no desenvolvimento social e a análise crítica de políticas educacionais implementadas. Técnicas para a formulação, implementação e avaliação de políticas educacionais, juntamente com a legislação educacional vigente em diferentes contextos.
Psicologia da Educação - 40h
Estudo das principais teorias e abordagens da Psicologia da Educação, enfatizando a evolução histórica do campo e as concepções de desenvolvimento e aprendizagem propostas por autores como Wallon, Piaget, Vygotsky e Skinner. Análise de processos psicológicos fundamentais (inteligência, criatividade, memória) e sua implicação na aprendizagem. Reflexão sobre violência e fracasso escolar, relações com as desigualdades sociais e econômicas, bem como as concepções de inclusão no contexto escolar brasileiro. Discussão sobre a formação de professores, crítica às visões tradicionais da Psicologia Educacional e tendências contemporâneas (incluindo TDICs). Exame dos desafios e perspectivas futuras, visando articular teoria e prática na compreensão dos fenômenos educacionais.
Avaliação da Aprendizagem - 40h
Estudo da evolução histórica da avaliação educacional. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem na escola. Instâncias, modalidades e funções da avaliação: critérios, instrumentos e procedimentos avaliativos. Análise dos pressupostos epistemológicos, políticos e éticos subjacentes às políticas, à legislação e as práticas da avaliação. A construção do sucesso e de situações de fracasso escolar: repercussões na formação da autoimagem dos estudantes. Utilização pedagógica do erro no processo de ensino-aprendizagem. Os desafios impostos às instituições educacionais na construção de um ressignificado para a avaliação no contexto do Projeto Político Pedagógico (PPP) institucional. Planejamento e Avaliação educacional no contexto global das políticas públicas e específico da escola. Concepções de avaliação e suas modalidades: avaliação do sistema educacional; avaliação institucional; avaliação da aprendizagem, assim como destaca o modelo de avaliação emancipatória como promotora da melhoria da qualidade do ensino na escola.
Currículos e Projetos Pedagógicos - 60h
Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.
Educação e Tecnologias - 40h
As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.
Educação Inclusiva - 40h
Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.
Docência no Ensino Superior - 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

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