Saúde e bem-estar
Pós-graduação
Pós-graduação em Docência em Enfermagem
Carga Horária: 420h

A Pós-graduação em Docência em Enfermagem é uma formação completa voltada para profissionais que desejam atuar como professores no ensino técnico e superior de enfermagem, além de fortalecer suas práticas clínicas com base em fundamentos pedagógicos. O curso foi desenvolvido para integrar a experiência assistencial à didática, capacitando o profissional para ensinar com competência, ética e inovação.

Durante a especialização, o aluno terá contato com disciplinas fundamentais como Política de Saúde, Bases Teóricas da Enfermagem, Práticas de Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Clínica Médica e Cirúrgica, além de conteúdos focados na docência no ensino superior, bioética e metodologias ativas, que são tendências na educação da área da saúde. A proposta é oferecer uma visão abrangente, preparando o profissional para atuar tanto em sala de aula quanto em ambientes hospitalares, com postura crítica e atualizada.

Este curso é indicado para enfermeiros, técnicos e docentes da área da saúde que desejam aprofundar seus conhecimentos e assumir papéis de liderança no campo educacional. Também é ideal para profissionais que buscam transição de carreira para o ensino ou pretendem enriquecer seu currículo com uma pós-graduação reconhecida e compatível com as exigências do mercado atual.

1. Política de Saúde - 40h
Desenvolvimento histórico das políticas de saúde no Brasil, reflexões sobre as influências micro e macrossociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais. Conceito de saúde, o trabalho em saúde, os modelos tecnoassistenciais em saúde e a atenção integral à saúde das populações.
2. Bases Teóricas e Metodológicas da Enfermagem - 60h
Teorias de Enfermagem, adequação com o processo de trabalho em Enfermagem em suas cinco etapas: histórico de enfermagem, avaliação diagnóstica, planejamento, implementação e evolução de enfermagem.
3. Práticas de Enfermagem - 60h
Desenvolvimento das habilidades em técnicas básicas para as ações de enfermagem no processo do cuidar, pautado em todas as necessidades humanas básicas. Estudo dos mecanismos de ação, efeitos terapêuticos e adversos, interações medicamentosas, características farmacocinéticas e farmacodinâmica, preparo e administração de medicamentos nos cuidados de enfermagem.
4. Semiologia e Semiotécnica na Enfermagem - 40h
Estudo dos conceitos da semiologia e semiologia e semiotécnica. Princípios éticos e legais da consulta de enfermagem. A humanização no processo de cuidar em enfermagem. Princípios de biossegurança na assistência de enfermagem. Técnicas para anamnese e exame físico na consulta de enfermagem. Procedimentos de enfermagem para o cuidado do ser no seu ciclo vital. Atribuições do enfermeiro na assistência hospitalar.
5. A psicomotricidade e o processo de alfabetização 40h
6. Enfermagem Clínica Médica - 60h
Disciplina "Enfermagem Clínica Médica" aborda os fundamentos da assistência de enfermagem no cuidado a pacientes adultos e idosos com condições clínicas diversas. Inclui estudo sobre a avaliação de saúde, diagnósticos de enfermagem, planejamento e implementação de cuidados, e a avaliação dos resultados de saúde. A disciplina também enfatiza a importância da comunicação efetiva, do raciocínio crítico e da tomada de decisão baseada em evidências no contexto da enfermagem clínica médica, além de abordar princípios éticos e legais na prática de enfermagem.
7. Enfermagem Cirúrgica - 40h
Este componente curricular oferece um estudo abrangente da enfermagem cirúrgica, abordando desde os conceitos básicos até os cuidados avançados no perioperatório. Inclui tópicos como a avaliação pré-operatória, preparo do paciente para cirurgia, técnicas assépticas, monitorização intraoperatória, cuidados pós-operatórios, prevenção de complicações, e o papel da equipe de enfermagem no suporte ao paciente cirúrgico. Também serão discutidas técnicas de comunicação efetiva com a equipe multidisciplinar e o manejo da dor.
8. Ética e Bioética - 40h
Fundamentos da ética, teorias éticas fundamentais. Ética na vida cotidiana. Desafios éticos contemporâneos. Introdução à bioética. Definição e escopo da bioética. História da bioética. Princípios fundamentais da bioética. Bioética e direitos humanos. Questões contemporâneas em bioética. Bioética e tecnologia biomédica. Ética em pesquisa com seres humanos. Bioética e saúde pública. Bioética ambiental. Desafios e perspectivas futuras em ética e bioética. Bioética e pandemias globais. Inteligência artificial e ética. Bioética e mudanças climáticas. Futuro da bioética: desafios emergentes.
9. Metodologias Ativas - 40h
O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking,
10. Docência no Ensino Superior - 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

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