Educação
Pós-graduação
Pós-graduação em Tecnologias Educacionais
Carga Horária: 420h

A Pós-graduação em Tecnologias Educacionais é um curso desenvolvido para capacitar educadores a integrar, de forma crítica e criativa, as inovações tecnológicas aos processos de ensino e aprendizagem. Com uma abordagem atualizada e interdisciplinar, o curso prepara profissionais para atuar em ambientes presenciais, híbridos e digitais, promovendo uma educação alinhada às demandas do século XXI.

A matriz curricular contempla temas como metodologias ativas, gamificação, neuroeducação, sistemas multimídia, inteligência artificial aplicada à educação, EAD, inclusão digital e tecnologias assistivas. O curso também oferece fundamentos sobre design instrucional, produção de conteúdo digital, cidadania digital e ética no uso das TICs.

Voltado a professores, gestores escolares e profissionais da área educacional, o curso promove uma formação sólida para quem deseja liderar projetos inovadores, desenvolver recursos didáticos tecnológicos e transformar a experiência de aprendizagem com foco na personalização, inclusão e engajamento dos alunos.

1. Introdução à EAD - 40h
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
2. Pensamento científico - 40h
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
3. Educação e tecnologias - 40h
As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.
4. Neuroeducação e tecnologias educacionais - 60h
Definição de tecnologias educacionais. Competências docentes na interface das tecnologias educacionais. Cidadania digital: a prática docente reflexiva. Surgimento da neuroeducação. Estilos de aprendizagem. Neuroeducação e as doenças e distúrbios da mente. Programa de neuroeducação para a felicidade.
5. Sistemas e multimídia - 40h
Conceitos de multimídia e sistemas multimídia. Arquitetura e aplicações multimídia, classificação dos tipos de sistemas multimídias. Dispositivos de entrada e saída em ambientes multimídia. Fundamentos do processamento de imagens. Fundamentos de animação. Fundamentos de processamento de som. Critérios de seleção de soluções multimídia. Recursos básicos de softwares de autoria. Noções de ambientes de realidade virtual.
6. Inteligência Artificial - 40h
História e princípios fundamentais da IA. Como a IA trata a incerteza e como toma decisões. Processos de aprendizado da IA. Apresentação dos modelos avançados de comunicação.
7. Educação à distância e novas modalidades de ensino - 60h
Modalidade de Educação a Distância: regulamentações. História da Educação a Distância no mundo e no Brasil e suas especificidades. Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem. A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.
8. Educação inclusiva - 40h
Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.
Metodologias ativas - 60h
O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking.

de 958,80 por

R$

287,04

à vista no pix ou boleto

Mais escolhido

de 958,80 por

12x
R$

29,90

Cartão de Crédito

sem juros