Educação
Pós-graduação
Pós-Graduação em Educação 5.0
Carga Horária: 420h

A Pós-graduação em Educação 5.0 é um curso voltado à formação de educadores inovadores, preparados para os desafios e transformações da educação contemporânea. Unindo fundamentos pedagógicos clássicos a tecnologias educacionais emergentes, o curso oferece uma formação sólida e atualizada, que integra teoria, prática e inovação.

Ao longo da especialização, o educador explora temas como metodologias ativas, gamificação, neuroeducação, produção de conteúdo para EAD, gestão democrática e currículo por competências, dialogando com as demandas da sociedade digital. A proposta da Educação 5.0 enfatiza o protagonismo do aluno, a personalização do ensino e o uso ético e criativo das tecnologias para potencializar a aprendizagem.

Com abordagem interdisciplinar, a matriz curricular promove o desenvolvimento de competências para atuação pedagógica em ambientes presenciais, híbridos e a distância, preparando o educador para liderar projetos transformadores em diferentes contextos escolares e institucionais.

Formato do curso:
Todo o conteúdo é disponibilizado exclusivamente em formato PDF, permitindo que o aluno estude com autonomia e flexibilidade, no seu próprio ritmo.

1. Introdução à EAD - 40h
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
2. Fundamentos da Educação - 40h
O papel da Pedagogia e o papel do Pedagogo. O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como ponto de partida e de chegada dos estudos e da reflexão dos cientistas. A contribuição das ciências para a explicação e compreensão da educação. Análise da pedagogia, concepções e tendências.
3. Educação à Distância e Novas Modalidades de Ensino - 40h
Modalidade de Educação a Distância: regulamentações. História da Educação a Distância no mundo e no Brasil e suas especificidades. Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem. A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.
4. Educação e Tecnologias - 40h
As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.
5. Produção de Conteúdo para EAD - 60h
História da educação a distância. Conceitos de EaD. Tecnologias para EaD. Políticas públicas de EaD no Brasil. Infraestrutura para produção de conteúdo EaD. Fluxos de produção editorial. Custo x benefício da produção interna e externa. Design educacional. Autoria de livros didáticos para EaD. Revisão de plágio. Revisão de língua portuguesa. Revisão de normas ABNT. Bancos de questões. Atividades para EaD. Roteirização de games educacionais, vídeos e podcasts.
6. Neuroeducação e Tecnologias Educacionais - 60h
Definição de tecnologias educacionais. Competências docentes na interface das tecnologias educacionais. Cidadania digital: a prática docente reflexiva. Surgimento da neuroeducação. Estilos de aprendizagem. Neuroeducação e as doenças e distúrbios da mente. Programa de neuroeducação para a felicidade.
7. Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos - 60h
Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.
8. Gestão Educacional - 40h
A gestão democrática da Educação: os Sistemas de Ensino e os mecanismos de gestão - a descentralização. Os fundamentos teóricos e as experiências práticas da gestão escolar. A política educacional no contexto da sociedade brasileira. A sociedade contemporânea e os movimentos de reforma e mudanças da escola. Gestão democrática do ensino público. A organização democrática da escola pública: bases legais e os desafios. A gestão da escola como processo coletivo. A gestão escolar democrática e o projeto político pedagógico na perspectiva de uma educação para a cidadania. A gestão da escola básica e o princípio da autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Os desafios da escola e a formação do educador. A gestão e o desenvolvimento profissional na escola. A escola que temos, a escola que queremos.
9. Psicologia do Desenvolvimento - 40h
Origem da psicologia moderna. Escolas psicológicas. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Noções de neuropsicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

de 958,80 por

R$

287,04

à vista no pix ou boleto

Mais escolhido

de 958,80 por

12x
R$

29,90

Cartão de Crédito

sem juros